FIRJAN defende ajuste que priorize diminuição dos gastos públicos e programa de privatizações

2

O anúncio de mais uma elevação da taxa básica de juros, logo após a divulgação dos frustrantes resultados do PIB nesse primeiro trimestre, expõe de maneira clara o dilema entre inflação e crescimento pelo qual a economia brasileira passa. Esse resultado é mais um capítulo da severa crise econômica que enfrentamos, que tem sua raiz na erosão da confiança das famílias e das empresas.

Para superar esta conjuntura negativa, é imprescindível um ajuste fiscal com visão de longo prazo, de forma que a mudança na política econômica seja percebida como permanente. Nessa direção, o Sistema Firjan defende que o ajuste priorize a diminuição dos gastos públicos de natureza corrente, inclusive com regras explícitas que limitem o seu crescimento ao longo dos próximos anos, em paralelo a um programa de privatizações que ajude a destravar os investimentos e que evite novos aumentos de impostos. Somente dessa forma será possível reduzir as taxas de juros de maneira sustentável e retomar uma trajetória saudável de crescimento no longo prazo.

(Redação – Agência IN)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>